EuroScooter 2008

2 meses, 20 mil quilometros, 26 países europeus

uma Gilera Nexus 250:

A viagem a solo de Mário Cales pelas estradas da europa entre Abril, Maio e Junho de 2008.



+351 917426525

mariocales@gmail.com



quinta-feira, 15 de maio de 2008

Krakov - dia 33

O Antonio atrasou-se e por isso irei ficar mais um dia em Cracovia uma vez que necessito de algumas das coisas que guardei no seu carro quando nos encontramos em Budapeste. Provavelmente amanha irei directo para Varsovia e nao para Lodz como estava previsto para hoje. Tenho a minha roupa por lavar no carro do Antonio e por isso preciso de a lavar hoje porque estou sem roupa limpa. Nao tenho tido acesso a net atraves do meu pc por isso nao tenho colocado fotos. Mas prometo que o tentarei fazer logo que possivel. De todos os paises por onde andei, a Polonia e talvez aquele em que os portugueses se sentem mais em casa. Penso que sera um bom pais para reforcar parcerias comerciais e culturais. Estou numa residencia com quatro estudantes e um deles fala portugues. O portugues e uma lingua muito apreciada na Polonia e, por exemplo, ontem recebi uma mensagem de um polaco que viu no site do jornal publico a minha viagem e por isso quis conhecer-me. Estivemos num bar ao fim da tarde a falar portugues, o que e uma experiencia agradavel, sentir duas pessoas estrangeiras a falar portugues. Comeca a contagem decrescente porque quero estar no dia 7 de Junho na Suica para estar presente no dia do primeiro jogo de Portugal o Euro. Depois iniciarei a viagem de regresso. Antes disso ainda vou tentar chegar a Lituania, Latvia e Estonia.

1 comentário:

Unknown disse...

Caro Mário
Cracóvia (em polaco Kraków) é uma das cidades mais antigas e importantes da Polónia e durante grande parte da história deste país do leste da Europa, foi a sua capital. Por esse motivo e para muitos polacos, continua a ser o “coração” do seu país. Tradicionalmente é o centro científico, cultural e artístico do país e, actualmente, um importante centro de turismo internacional, com mais de dois milhões de visitantes ao ano. Em 1978, o centro histórico de Cracóvia foi declarado Património da Humanidade. A cidade tem uma arquitectura muita rica, com belos exemplares de estilo gótico, renascentista e barroco. Das catedrais aos palácios, dos vitrais às pinturas e esculturas, tudo se transforma numa paleta de cores que contagia o visitante; o Castelo Real, a Catedral no alto da colina Wawel, a cidade medieval (Stare Miasto) com a sua bela praça, a praça do mercado, as velhas igrejas e os museus, os edifícios da Universidade Jagellónica, que datam do século XIV e o bonito Kazimierz, o centro histórico judaico, não deixam ninguém indiferente; é um reviver da história, ponteado a cada hora pelo toque da trompeta (hejnal) da torre da Basílica Gótica de Santa Maria. E mais não escrevo. De visita obrigatória …
Um abraço
Armando Bouçon