EuroScooter 2008

2 meses, 20 mil quilometros, 26 países europeus

uma Gilera Nexus 250:

A viagem a solo de Mário Cales pelas estradas da europa entre Abril, Maio e Junho de 2008.



+351 917426525

mariocales@gmail.com



terça-feira, 6 de maio de 2008

Dia 23 - Sófia

No dia em que cheguei à Bulgária era feriado! Aliás tenho apanhado muitos feriados nos países por onde passo. Dificulta um pouco as coisas, mais trânsito, por exemplo, e no caso particular da Bulgária onde é preciso trocar dinheiro, a maioria dos estabelecimentos para o fazer estava fechado. No entanto, estes dias permitm também este tipo de fotos...

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Mário
A Bulgária é um país situado no leste da península balcânica, e é banhada pelo mar Negro a este; a oeste faz fronteira com a Sérvia e Montenegro e a Macedónia; a sudeste com a Turquia; a sudoeste com a Grécia. A norte, o rio Danúbio percorre a quase totalidade da fronteira com a Roménia. Os Búlgaros chegaram a esta região vindos do norte do Danúbio em finais do século VII d.C., e dominaram os povos eslavos que se tinham fixado na zona havia dois séculos. A religião cristã, ainda dominante no país, fixou-se ali no século IX. O domínio bizantino impôs-se durante os séculos XI a XIII, seguindo-se um período de independência. Em 1396 a Bulgária foi invadida por exércitos turcos que a dominaram durante cinco séculos, até que a intervenção da Rússia pôs fim ao domínio otomano em 1878. No entanto, a independência total só aconteceu em 1908, com a eleição do príncipe Fernando de Sax-Coburgo, que assumiu o título de czar. O país esteve ao lado dos vencidos na I e II Guerras Mundiais, e em resultado disso as suas fronteiras sofreram alterações à medida que lhe eram cedidos ou confiscados territórios; as actuais fronteiras foram estabelecidas por um tratado em 1947. Desde aí e até à queda da União Soviética no início da década de 90 do século XX, a Bulgária foi um dos mais fiéis aliados dos soviéticos. Em 1991 entrou em vigor uma nova constituição e no ano seguinte realizaram-se as primeiras eleições livres. A paisagem é definida por três cordilheiras de montanhas e duas extensas zonas de terras baixas. O vale do Danúbio é a área agrícola mais fértil, produzindo notáveis colheitas de trigo, milho e outros cereais. As montanhas dos Balcãs, que atravessam o centro da Bulgária de este para oeste, atingem altitudes de 2000 metros; separam o vale do Danúbio das terras baixas do sul, onde o tabaco e as uvas são algumas das culturas dos férteis vales em torno do rio Maritsa. No sudoeste, o maciço de Rodopi, onde se encontra o ponto mais alto do país, forma a fronteira montanhosa com a Grécia. A sua costa banhada pelo Mar Negro é um pólo de grande atracção turística. A cidade de Sófia, a capital dos búlgaros, ficará para a próxima crónica. Até lá!
Um abraço
Armando Bouçon

Unknown disse...

Bom dia

Há muito que ando pra comentar e vou esquecendo com "as presas"...este teu amigo Armando Manuel é das maiores riquezas que o testemunho da tua viagem poderia ter. De tudo o que tenho aprendido com os relatos dele e copio pro meu pc, muito lhe agradeço porque nos permite em simultaneo com o matar saudades de um amigo uma absorção cultural fabulosa.
Como gostava de saber o significado das "duas torres" em Bolonha e assim me deliciei com a explicação dele.
Muito obrigada e parabéns por pertencer ao grupo a favor do conhecimento e da partilha deste.
Bjinhos pros dois
PC