EuroScooter 2008

2 meses, 20 mil quilometros, 26 países europeus

uma Gilera Nexus 250:

A viagem a solo de Mário Cales pelas estradas da europa entre Abril, Maio e Junho de 2008.



+351 917426525

mariocales@gmail.com



quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dia 4 - 16.04 - A Caminho de Barcelona


Apesar da minha opinião sobre a nossa Brisa não ser das mais favoráveis devido ao facto de me sentir injustiçado quando pago pelos meus cento e poucos quilos o mesmo que um jipe classe um de duas toneladas, reconheço que esta área de Barcelona foi um remédio santo para a indisposição briseira. Será que os espanhóis desta região têm aulas específicas enquanto tiram a carta de condução sobre a forma como as autoestradas funcionam aqui? Bem, eu preciso de uma formação intensiva sobre como isto funciona... Vinha eu todo feliz da vida por estar a poupar dinheiro em Espanha uma vez que não pagava portagens em estradas fabulosas e ainda por cima a gasolina é mais barata do que em Portugal - aliás, deixem-me dizer que só compreendo estas diferenças porque Portugal é dos países mais ricos da europa e qundo Espanha conseguir estar ao nosso nível também irá ter a gasolina ao nosso preço; aliás, por alguma razão é que eles têm os carros mais baratos... e as casas.... bem... e o leite, e o pão... bem... - dizia eu que estava feliz e também porque a sinalização horizontal pintada nas autovias espanholas não me tentava atirar ao chão como as riscas nacionais, quando, me deparo com portagens... aqui na zona de Barcelona. Bem, um pouco já farto de pagar portagens, decidi sair da autopista e seguir por autopistas ou nacionais das quais a maioria estão ao nivel das nossas autoestradas. Surpresa minha então quando as portaens me perseguiram! É verdade! Já viram aquele filme, o exorcista? Parecia uma cena do filme (apesar de eu nunca ter conseguido ver o filme mais do meio minuto seguido). Em vez de fazerem como em Portugal, em que se entra numa autoestrada e se continua até ao destino final, aqui lembraram-se de fazer portagens de 10 em 10 quilómetros, com o óbvio incómodo sobretudo para um motard. Além disso têm mais de cinco tipos de casinhas de portagem, onde uma só recebe em dinheiro, outra em cartão bancário, outra em géneros alímenticios, outra onde temos de fazer rir o portageiro para que nos deixe passar, enfim... Eu só queria sair daquele filme... Felizmente que lá consegui e fui para a Castelldefels! Fabulosa a estrada em curva mesmo por cima do mediterraneo. Lindo, parecia o cenário de um anuncio ou de um filme do Bond! O meu contacto couch surfing em Barcelona deixou-me na rua (acho que se esqueceu de mim ou não gostou do meu aspecto bandolero...)

2 comentários:

Victor Azevedo disse...

Como eu o compreendo, meu caro. Andei por aí no Verão passado e jurei para nunca mais. Portagens e mais portagens, pára aqui, volta a parar ali e de novo mais à frente sem nunca mais acabar. E, para além disso, esses gajos da Catalunha são antipáticos até mais não.
Desejo-lhe uma magnífica viagem!

Junior disse...

Além disso têm mais de cinco tipos de casinhas de portagem, onde uma só recebe em dinheiro, outra em cartão bancário, outra em géneros alímenticios, outra onde temos de fazer rir o portageiro para que nos deixe passar....


eu escolheria passar pela ultima ..LOL